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A escola como espaço de construção de identidade e pertencimento

A escola como espaço de construção de identidade e pertencimento

Mais do que um local de transmissão de conteúdos, a escola é um território simbólico e social onde se constroem identidades, vínculos afetivos e a noção de pertencimento. No século XXI, educar exige mais do que preparar para provas é formar sujeitos conscientes de si, do outro e do mundo. A escola, nesse contexto, torna-se um espaço vivo de formação integral, onde o aluno aprende a existir em coletividade, a dialogar com a diversidade e a reconhecer seu próprio lugar no mundo.

Ao longo da vida escolar, o estudante não apenas desenvolve competências cognitivas, mas também constrói seu repertório emocional, social e cultural. A psicopedagoga argentina Emilia Ferreiro já defendia que a aprendizagem é inseparável da identidade do sujeito, e que a criança aprende na medida em que se reconhece como alguém capaz de interagir com o conhecimento. Paulo Freire, por sua vez, alertava para o papel libertador da educação, quando esta é construída com base na escuta, na autonomia e no diálogo.

No Colégio Bom Retiro, a proposta pedagógica da Educação 360º parte justamente desse princípio: formar não apenas alunos, mas seres humanos inteiros, em constante desenvolvimento. Nossa metodologia está ancorada em quatro eixos fundamentais  múltiplas habilidades, cidadania e sustentabilidade, línguas e culturas globais, e interdisciplinaridade que proporcionam ao aluno uma vivência escolar plural, conectada à realidade e orientada para o protagonismo.

Ao oferecer projetos interdisciplinares, espaços de escuta ativa, rodas de conversa, atividades culturais, artísticas e científicas, a escola passa a ser, como defende Edgar Morin, um espaço de “produção de sentido”. Ou seja, o aluno não apenas absorve conteúdos, mas atribui significado à sua jornada escolar, compreendendo a relevância do que aprende e a sua função social.

O pertencimento, por sua vez, é um fator determinante para a permanência e o sucesso do aluno na escola. Quando a criança ou o jovem sente que é visto, ouvido e valorizado, sua autoestima e motivação para aprender aumentam. Em contraponto à lógica do ensino massificado e padronizado, a Educação 360º reconhece e acolhe as individualidades respeitando os diferentes contextos culturais, familiares e sociais que cada aluno carrega consigo.

Ao criar um ambiente escolar que favorece o pertencimento, a escola cumpre sua função social mais nobre: formar cidadãos capazes de viver em comunidade, respeitar a diversidade e atuar com empatia e responsabilidade. Como nos lembra o sociólogo Zygmunt Bauman, em tempos de vínculos frágeis, a escola pode ser um espaço de vínculo verdadeiro, onde se aprende a conviver e a construir juntos.

Concluir a formação básica em uma escola que valoriza o pertencimento significa sair do ambiente escolar com raízes afetivas, consciência de si e do outro, e disposição para continuar aprendendo dentro e fora da sala de aula. No CBR, acreditamos que esse é o verdadeiro papel da educação: fazer com que cada aluno se sinta parte de algo maior, enquanto desenvolve o melhor de si.