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 PROPOSTA PEDAGÓGICA

“Educar para Transformar Gerações”

A proposta pedagógica do Colégio Bom Retiro – Objetivo contempla diferentes tempos e espaços suscetíveis para a aplicabilidade aos estudos, seja nas salas de aula, ou além de seus limites, seja pela apropriação de novos conhecimentos, ou em outros espaços de aprendizagem mediante múltiplas experiências em projetos, sobre os quais temas específicos ou comuns fazem parte dos diversos componentes curriculares.  Nesse sentido, o processo de ensino-aprendizagem acontece, por meio de aprendizagens significativas, que preconizam a articulação entre: reflexão e ação; teoria e prática; individual e coletivo; técnico e político; econômico e sociocultural.

De caráter laico, os procedimentos didáticos metodológicos, que orientam a prática educativa da Instituição, tomam como base o princípio de que o conhecimento é uma construção social interativa, contínua e que se faz pela mediação entre os sujeitos envolvidos no processo educativo formativo e a cultura da sociedade em que o sujeito está inserido.

Nesse sentido, a prática pedagógica deverá se fundamentar nos princípios da autonomia, da criação e do compartilhar do conhecimento, numa concepção sócio interacionista e sócio construtivista.

Esses são os caminhos, pelos quais os ideais do Colégio Bom Retiro - Objetivo  alimenta sua proposta pedagógica.

Objetivo

O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional, e até mesmo a vida cotidiana, se tornarão inviáveis.

 

As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo - atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

 

Formar o indivíduo para um mundo globalizado, para o qual os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização de recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural, tão transformadora, quanto o foi no seu tempo; a invenção da imprensa.

 

A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.

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